O que é o
programa?
O StartOut Brasil é um programa gratuito e equity free, que apoia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. O programa capacita as startups selecionadas para a expansão internacional de seus negócios, por meio de consultoria em internacionalização, treinamento de pitch e mentorias, e realiza uma semana de imersão em ecossistemas inovadores selecionados a cada ciclo, para promover a conexão com investidores, potenciais clientes e parceiros e facilitar a geração de negócios no exterior. O StartOut oferece, ainda, apoio pós-missão para definição da estratégia de internacionalização das startups e softlanding no mercado-alvo.
Quais são os
benefícios?
Qual o
investimento por startup?
Custos necessários à própria participação na missão de imersão.
Orçamento anual
R$1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais).
Quantas edições por ano?
Três edições por ano.
Quais as próximas
chamadas?
Bogotá, Colômbia; e Barcelona, Espanha. Datas a definir.
Estimativa de beneficiários por edição
20 aprovados.
Possui orientação setorial?
Não.
Aceita startups com até quantos anos de constituição?
Não existe limite de anos de constituição.
Como é realizada a
inscrição e seleção?
A cada edital, as startups interessadas devem preencher um formulário de inscrições na plataforma do programa (www.startoutbrasil.com.br). As startups deverão preencher um formulário online, incluindo o envio do pitch em vídeo e apresentação de slides. Os projetos são avaliados nos critérios: grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e equipe. A avaliação possui duas fases: uma interna, em que a avaliação é feita pelas equipes das entidades organizadoras; e uma externa, feita por atores convidados do setor privado do mercado local.
Histórico e motivação
O StartOut Brasil foi criado em 2017 para suprir uma lacuna no ecossistema brasileiro de apoio a startups: a falta de uma iniciativa contínua e estruturada de conexão com ecossistemas de inovação e cadeias de valor internacionais.
O programa busca fomentar a mudança de mentalidade nas startups brasileiras, incentivando-as a buscar, o mercado global, propondo soluções e modelos de negócios considerando também o mercado externo como público-alvo.
Desde 2017, os ecossistemas já visitados foram Buenos Aires, Paris, Berlim, Lisboa, Miami, Santiago, Toronto, Boston e Xangai. As próximas imersões previstas para 2020 são em Nova York, Bogotá e Barcelona.