
O que é o
programa?
O Open Innovation Soja é um edital público de seleção de startups com interesse no desenvolvimento de projetos de inovação aberta, tendo a Embrapa Soja como parceira técnica no desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de soluções em áreas que tenham aderência às linhas de pesquisa prioritárias indicadas no edital. https://www.embrapa.br/soja/open-innovation

Quais são os
benefícios?








Qual o
investimento por startup?
Não haverá aporte direto de recursos da Embrapa na Startup. A Embrapa, em conjunto com a Startup vencedora, poderá contribuir na busca de fontes de recursos para financiamento do projeto.

Qual o orçamento anual?
R$15.000,00 (quinze mil reais).

Quantas edições por ano?
Uma edição por ano.

Quais as próximas
chamadas?
Próxima chamada em 2021.

Qual a estimativa de beneficiários por edição?
15 aprovados.

Possui orientação setorial?
Sim:

Aceita startups com até quantos anos de constituição?
Não existe limite de anos de constituição.

Como é realizada a
inscrição e seleção?

Histórico e motivação
A Embrapa Soja lançou dia 13 de novembro de 2019, a 2ª edição do Soja Open Innovation – edital público de seleção de startups e empreendedores com interesse no desenvolvimento de projetos de inovação aberta para o sistema de produção de soja durante o AgroBit Brasil 2019, evento realizado em Londrina (PR).
O objetivo do Soja Open Innovation é possibilitar o intercâmbio de experiências entre a Embrapa Soja, reconhecida por sua expertise na cultura da soja, e as startups e empreendedores com suas ideias inovadoras em tecnologia digitais aplicadas ao agronegócio e que tenham familiaridade com o conjunto de ferramentas, metodologias, processos e serviços disponíveis via Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Ou seja, buscam identificar oportunidades de interação e de desenvolvimento de parcerias e soluções inovadoras para a cultura da soja.
A parceira técnica prioriza o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de soluções nas áreas e linhas de pesquisa indicadas no edital, disponível aqui. Entre as linhas de pesquisa estão as que são relacionadas a Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial, Sensoriamento, Robótica, Automação, Nanotecnologia, Bioinformática, desenvolvimento do agronegócio e que tenham familiaridade com o conjunto de ferramentas, metodologias, processos e serviços disponíveis via Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
A partir dessa chamada, a Embrapa Soja selecionou 3 dos 15 projetos inscritos na no processo. A primeira colocação ficou com o projeto de sistema de pulverização seletiva, apresentado pela startup Eirene Solutions. O segundo colocado foi o projeto da startup Agribela sobre novas técnicas em pulverização: baixo volume terrestre e automação da coleta de dados meteorológicos como ferramentas no controle químico e biológico de pragas da cultura da soja. Na terceira colocação ficou a startup Pragas.com, cujo projeto trata da produção massal de ovos de Euschistus heros (Fabricius) e desenvolvimento de técnicas de parasitismo de Telenomus podisi Ashmead em grande escala.
Os três projetos selecionados terão contrato com a Embrapa Soja para o desenvolvimento das ações. Os proponentes poderão contar com a tutoria de pesquisadores da Empresa, realizar testes de produtos no campo e participar de fóruns de pesquisa e inovação em que a Embrapa está inserida. Os projetos/startups que foram classificados entre o 4º e o 10º lugar permanecerão num banco de projetos, por um período de 2 anos, e serão analisados para potenciais parcerias futuras.