LIFT Learning – Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas
O LIFT Learning é um programa de integração da academia com os participantes do SFN. Por meio do programa os agentes financeiros informam problemas que eles gostariam que fossem tratados por instrumentos de pesquisa científica e tecnológica. O LIFT Learning seleciona estes problemas por relevância e faz um agrupamento de pesquisadores, alunos, agências de fomento e agentes do SFN para a resolução dos problemas priorizados. Os pesquisadores e alunos são suportados por bolsas de pesquisa ou premiações oferecidas pelas agências de fomento ou patrocinadores.
Os investimentos são variáveis de acordo com o interesse dos parceiros.
Não há previsão orçamentária específica.
Duas edições por ano.
2020 – agosto
2021 – janeiro e agosto
Depende da disponibilidade das parcerias. São estimadas até 10 iniciativas.
Sim. Orientado ao setor financeiro.
Não é necessário CNPJ.
Agentes do SFN apresentam problemas que são candidatos a pesquisa e desenvolvimento. Fenasbac e Banco Central do Brasil selecionam os problemas relevantes que estejam alinhados com a agenda estratégica do BCB. Fenasbac faz uma busca de parceiros interessados em fomentar o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados aos problemas propostos. Fenasbac faz acordos de cooperação com instituições e grupos de pesquisa interessados em desenvolver os projetos selecionados.
O LIFT Learning é uma spin off do programa LIFT Lab. Ao longo do desenvolvimento do programa LIFT Lab verificou-se um baixo alinhamento com as iniciativas do mercado e a disponibilidade de profissionais alinhados com essas demandas. Viu-se que os problemas priorizados nos trabalhos acadêmicos no Brasil têm viés internacional. Identificou-se também que os problemas da indústria financeira não estão caracterizados de modo a receber o interesse das academias. O programa tem a motivação de caracterizar os problemas brasileiros no setor e encaminhar para um tratamento científico, com apoio das agências de fomento e participantes do SFN.
Coordenadores institucionais: Banco Central do Brasil e Fenasbac (via acordo de cooperação); parceiros da academia e participantes do SFN. No momento os acordos estão em vias de fechamento.