
O que é o
programa?
O Evento Gado de Corte 4.0 foi uma ação inovadora para a cadeia do gado de corte no Brasil. A partir de demandas reais levantadas com empresas da cadeia, foi promovida uma Chamada por Propostas, aberta até novembro de 2019, para startups e ICTIs interessadas em trabalhar para a cadeia. As selecionadas (startups e ICTIs) foram treinadas dia 09/12 em um bootcamp, e apresentaram suas soluções em um grande evento de matchmaking no dia 10 de dezembro de 2019.

Quais são os
benefícios?







Qual o
investimento por startup?
Não há investimento previsto.

Quantas edições por ano?
Bianual.

Quais as próximas
chamadas?
Prevista para 2021.

Qual é a estimativa de beneficiários por edição?
12 aprovados.

Possui orientação setorial?
Agricultura 4.0, gado de corte, gado de corte 4.0.

Aceita startups com até quantos anos de constituição?
Não existe limite de anos de constituição.

Como é realizada a
inscrição e seleção?

Histórico e motivação
O Gado de Corte 4.0 foi iniciativa desenvolvida como continuidade das atividades da Rede de Manufatura Avançada para o Agronegócio – RAMA. Após extenso trabalho de pesquisa da equipe do RAMA, que realizou um mapeamento de lacunas tecnológicas na cadeia do gado, criando 9 programas integradores para então configurar o Mapa do Gado de Corte 4.0.
Para finalizar o projeto realizou-se um grande evento de lançamento nos dias 09 e 10/12/2019, no espaço ONONO da Basf em São Paulo, contando com a presença de frigoríficos, startups, ICTIs, especialistas palestrantes, representantes do governo e de grupos de investidores privados, com mais de 60 pessoas em cada dia do evento, além de ampla divulgação na mídia nacional.
Mais do que o resultado do evento, viu-se cada vez mais forte a necessidade de integrar a cadeia do gado de corte, criando um conceito de competitividade sistêmica e impacto nacional. E essa é a conclusão: a Integração da cadeia é o centro da Indústria 4.0! Como bem colocado por nosso palestrante internacional: “é importante nos unir para criar as regras e padrões, antes que criem por nós”.
A Rede de Manufatura Avançada para o Agronegócio finaliza com a entrega do modelo e plano de negócios, além de negociações e perspectivas de avanço em outros setores do agro brasileiro, buscando compartilhamento de entendimentos e soluções.

Quem são os
realizadores?
Embrapa, Fundação CERTI, MCTIC e CNPq.