O que é o
programa?
O BNDES Garagem é um Programa de Aceleração de Startups, que contam com dois módulos: O módulo de Criação de Startups, voltado para empreendedores que estão validando a sua solução e o módulo de Tração de Startups, voltado para empresas já constituídas e buscam acelerar o crescimento da sua startup.
Com essa iniciativa, o BNDES usa sua capacidade de articulação para auxiliar as startups a se conectarem com potenciais clientes e investidores, fornecer os serviços necessários para seu crescimento e fomentar a criação de novos negócios de impacto.
Quais são os
benefícios?
Qual o
investimento por startup?
A Startup que participa do programa não recebe recursos financeiros. O apoio é por meio de capacitação (Workshops), mentorias e conexões com potenciais clientes e potenciais investidores.
Qual o
orçamento anual?
n/d.
Quantas edições por ano?
O Produto está em estruturação.
Quais as próximas
chamadas?
A previsão é que a próxima Edição seja iniciada no primeiro trimestre de 2021.
Qual a estimativa de beneficiários por edição?
50 aprovados.
Possui orientação setorial?
Não. Setores que serão priorizados na próxima Edição: Saúde, Educação, Cidades Sustentáveis, Sustentabilidade e GovTech.
Aceita startups com até quantos anos de constituição?
Não é necessário CNPJ.
Como é realizada a
inscrição e seleção?
A inscrição deve ser feito por meio de preenchimento de formulário online. O site será divulgado no momento da Chamada Pública.
Histórico e motivação
A primeira edição do Programa de Aceleração – BNDES Garagem foi realizada em 2019, tendo apoiado, ao todo, 74 Startups de todo o Brasil. A primeira Edição foi conduzida em parceria com Aceleradoras Wayra e Liga, na WeWork da Carioca (Rio de Janeiro).
No momento, as próximas edições estão sendo estruturadas e, em 2020, será realizada uma Chamada Pública para selecionar a Aceleradora que conduzirá as próximas edições do BNDES Garagem. Em seguida, será divulgada a Chamada Pública para selecionar as Startups que participarão do Programa, que será realizado no Rio de Janeiro.
O Objetivo é fomentar a criação de startups que tenham impacto sócio-ambiental e acelerar o crescimento das startups, por meio de capacitação e conexão dos empreendedores participantes com o mercado (potenciais clientes e investidores).
Quem são os
realizadores?
https://www.bndes.gov.br/