
O que é o
programa?
O Avança Café é um programa pré-aceleração de startups que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor cafeeiro.

Quais são os
benefícios?






Qual o
investimento por startup?

Qual o
orçamento anual?

Quantas edições por ano?

Quais as próximas
chamadas?
2º semestre de 2020.

Qual a estimativa de beneficiários por edição?
80 aprovados.

Possui orientação setorial?
Sim: cafeeiro.

Aceita startups com até quantos anos de constituição?
Não é necessário CNPJ.

Como é realizada a
inscrição e seleção?
As equipes se inscrevem junto às incubadoras das universidades federais de Lavras e Viçosa e uma equipe e especialistas selecionam as propostas mais bem avaliadas. Os selecionados passam por uma incubação de 12 semanas ao final apresentam as soluções desenvolvidas para uma banca avaliadora, a qual elege a melhor solução para o setor Cafeeiro daquele ano.

Histórico e motivação
A Embrapa Café e o Consórcio Pesquisa Café, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), selecionaram em 2019 26 startups para participarem da etapa piloto do projeto para a pré-aceleração de startups – Avança Café. Nesta etapa, as incubadoras das universidades receberam as equipes para uma fase de capacitação de 12 semanas, período em que as empresas passam a receber subsídios e orientações para a sua consolidação no mercado.
A adoção desse modelo de inovação aberta tem por objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda que promovam a acessibilidade dos agentes do setor cafeeiro a informações que contribuam para incrementar sua competitividade e, assim, manter a liderança dos Cafés do Brasil em nível mundial.
Para isso, os representantes das startups foram capacitados nos seguintes temas: formação de equipe, validação de dor de mercado (como atender , Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, desenvolvimento de produto, mercado, financeiro, vendas, marketing e planejamento estratégico.

Quem são os
realizadores?
Embrapa Café, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Viçosa.